Pt.:
A palavra tatuchim, desvendada do nome Opara Tatuchim Pôçô Midô¹, possui uma estrutura que é tecnicamente alienígena às estruturas comuns das línguas Macro-Jê, principalmente visto que é um circunfixo que imita perfeitamente a estrutura nominalizadora das línguas Caribe e Kariri, possui tanto essa característica dessas duas famílias, quanto um sufixo que vem dando dúvidas até o presente momento.
-shin é um sufixo nominalizador, e seguindo a lógica fonética das línguas Wakonã, Xocó e Natú, este deriva do Natú, de um antigo sufixo -tshi(n), sendo o mais interessante a sua proximidade com seu cognato Wakonã -çá, no fato de que ambos derivam de uma consoante sonora que se tornou surda (*-dzé), enquanto o Xocó preserva a estrutura antiga em -dzé (sehoi-dzé ‘chegada’). Portanto é possível concluir que -shin é o sufixo nominalizador instrumental, isto é, o sufixo que cria substantivos relacionados a objetos e lugares:
EXEMPLOS:
n-atu ‘velho’
tatus’in ‘lugar velho, objeto velho’
ca ‘água’
ticas’in ‘lugar/objeto de água, corpo d’água’
cammara ‘cantar’
ticammaras’in ‘lugar/objeto de cantar’
Sugiro que esse sistema seja extendido, para criar novas formas de nominalização:
1) t(i)-...-su ~ t(i)-...-du ‘agentivo’
anêcuña ‘fazer assim’
tanêcuñasu, tanêcuñadu ‘que é assim que se faz’
ex.: wa s’e mê töc tanêcuñadu, anênu nelu ‘eu não vou dizer que é assim que se faz, mas pode ser.’
2) t(i)-...-min ‘particípio+gerúndio’
cuña ‘fazer, trabalhar’
ticuñamin ‘aquele(a) que está trabalhando’
ex.: Dzuwan ticuñamin icmö ‘João é quem está trabalhando nisso’
3) t(i)-...-ne ‘particípio-adjetivizador’
dzawi ‘amar, amor’
tidzawine ‘amado(a), querido(a)’
tö du tidzawine adï ‘ele(a) é meu/minha querido(a)’
4) t(i)-...dzä ‘particípio+futuro’
wï ‘ser’
tiwïdzä ‘o que será’
ex.: Tiwïdzä, hä wï… ‘O que será, será’
5) t(i)-...-rë ‘particípio+comitativo’
crï ‘casa, aldeia’
ticrïrë ‘que contém casas, que contém aldeias’
Fontes:
1: https://kxnhenety.blogspot.com/2024/03/o-nome-indigena-de-porto-real-do-colegio.html
Autor da matéria: Suã Ari Llusan
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