terça-feira, 22 de outubro de 2024

GENÉTICA DO BRASIL POLIÉTNICO DE NOSSOS ANTEPASSADOS


A diversidade étnica e cultural do Brasil vem sempre discutida na mídia ao longo dos anos a ponto de ser acatada pela Constituição de 1988. Somo um país com essa diversidade com pessoas de várias origens étnicas. Por isso devemos respeitar a Constituição e os valores de nossas origens. Não podemos desvalorizar os antepassados por questão de cor ou religião, porque além de infligir a lei você poderá estar indo contra sua própria família por descender de antepassados comum. Todos nós estamos conectados historicamente na formação do povo brasileiro. 


O Brasil é um país pluriétnico, portanto nossa probabilidade de ter antepassados diferentes são muito grandes. Qual o nome que se dar ao indivíduo que antepassados avó, bisavô e tataravô de diversas procedências étnicas?


O indivíduo cujos antepassados, como avós, bisavós e tataravós, têm diversas procedências étnicas é chamado de mestiço ou, de maneira mais técnica, poliétnico. No Brasil, o termo "mestiçagem" é amplamente utilizado para descrever a mistura de diferentes grupos étnicos, incluindo indígenas, africanos, europeus, asiáticos, e outros. No entanto, o termo pode variar dependendo do contexto histórico e social.


Outra palavra que pode ser utilizada é miscigenado, que também se refere à mistura de raças ou etnias diferentes ao longo das gerações.


Geneticamente, um indivíduo com ancestralidade de várias origens étnicas ou geográficas é chamado de miscigenado ou admixto. O termo "admixado" (do inglês "admixed") é utilizado em genética para se referir a indivíduos cujos genomas resultam de uma mistura de populações distintas ao longo do tempo.


Essa mistura genética ocorre quando indivíduos de diferentes grupos populacionais se reproduzem, levando à combinação de material genético de várias origens. No Brasil, devido à história de colonização, migração e escravidão, a maioria da população tem um genoma altamente admixto, ou seja, com contribuições de diferentes continentes, como Europa, África e populações indígenas.


O indivíduo é o resultado entre da união de nossos pais. Os pais de nossos pais são nossos avós e avôs e depois vem os bisavós. Após essa sequência de antepassados como seria?


Após os bisavós, a sequência de antepassados continua com os seguintes termos:


Trisavós (pais dos bisavós)


Tetravós (pais dos trisavós)


Pentavós (pais dos tetravós)


Hexavós (pais dos pentavós)


Heptavós (pais dos hexavós)


Octavós (pais dos heptavós)


Eneavós (pais dos octavós)


Decavós (pais dos eneavós)


Essa nomenclatura segue uma ordem numérica de acordo com o número de gerações anteriores.


A quantidade de antepassados que uma pessoa tem dobra a cada geração. Isso significa que você tem:


2 pais


4 avós


8 bisavós


16 trisavós


32 tetravós


64 pentavós


128 hexavós


256 heptavós


512 octavós


1024 eneavós


2048 decavós


Esse padrão de duplicação continua indefinidamente, com cada geração anterior tendo o dobro de antepassados da geração seguinte.


A cidade de Porto Real do Colégio no sul do Estado de Alagoas tem sua origem de formação da Missão Jesuítica do Colégio nas margens do Rio São Francisco em 4 de maio de 1661. Na história da formação do município iniciou de um aldeamento de indígenas Kariri, Karapotó, Aconãs e Tupinambás. Posteriormente vieram portugueses, africanos que logo passou a condição de Freguesia de Porto Real em 1763. No período do Brasil Império a povoação recebeu autonomia administrativa na criação da Vila de Porto Real do Colégio em 7 de julho de 1876. 



REFERÊNCIAS 


CIDADE-BRASIL. Porto Real do Colégio. Disponível em: 

https://www.cidade-brasil.com.br/municipio-porto-real-do-colegio.html  . Acesso em 08 out. 2024".

LIMA, Ronaldo Pereira de. Às Margens do Rio Rei. J. Andrade, Aracaju, 2006 . 

MATA, Vera Lúcia Calheiros. A semente da terra. Identidade e conquista territorial por um grupo indígena integrado. Rio de Janeiro, Tese de Doutorado, Museu Nacional/UFRJ.1989.

OPENAI. (2024). ChatGPT (out. 22, 2024) [Resposta a pergunta sobre genética e miscigenação]. Obtido em https://chat.openai.com/ 

OPENAI. Quantos bisavós, tetravós, pentavós e assim por diante poderíamos ter? ChatGPT (Oct 2023 version). Disponível em: https://chat.openai.com/. Acesso em: 22 out. 2024.


Nenhum comentário: