segunda-feira, 9 de maio de 2022

ASPECTOS DAS LÍNGUAS KARIRI


 *GRAMÁTICA*


Essa é uma lista pequena de palavras básicas referentes aos aspectos de uma língua, que logo Ari Loussant irá  produzir algo mais detalhado:


*Kipeá*


umè wì = "verbo, lit.: palavra de fazer/ação"


umè tì = "adjetivo, lit.: palavra de botar/aplicar"


umè dzè = "substantivo, lit.: palavra de nome"


wàku mè  = "advérbio, lit.: palavra secundária"


umè bù = "classificador, lit.: palavra de bu (classificador genérico)"



*Dzubukuá*


ume wi = "verbo, lit.: palavra de fazer/ação"


ume ti = "adjetivo, lit.: palavra de botar/aplicar"


ume dze = "substantivo, lit.: palavra de nome"


wiyu₁ me = "advérbio, lit.: palavra secundária"


ume bu = "classificador, lit.: palavra de bu (classificador genérico)"



*Sabuyá*


u me wi = "verbo, lit.: palavra de fazer/ação"


u me tti = "adjetivo, lit.: palavra de botar/aplicar"


u me tze = "substantivo, lit.: palavra de nome"


ttiyu₁ me = "advérbio, lit.: palavra secundária"


u me pu = "classificador, lit.: palavra de bu (classificador genérico)"


₁ = -yu = 'sufixo que denota característica' derivado da fusão entre o prefixo relativo y- e o prefixo genitivo u-, colocados no final para mudar o sentido, exemplo:


u dzi 'árvore de/do/da'


dzi u 'da árvore'



Autor da matéria: Ari Loussant



Nenhum comentário: