quarta-feira, 16 de novembro de 2022

VIROU ESTRELA OU CONSTELAÇÃO

  

Na mitologia em todo o mundo aparece muitas histórias da criação do mundo, o início da humanidade. A tradição oral contada de geração em geração, aparece histórias de pessoas se transformando em estrelas, constelações, essa linha é chamada de criacionismo, como o mundo foi criado. No evolucionismo a ciência afirma que o universo foi evoluindo através dos tempos , há cerca de 13 bilhões de anos. 

          Então como uma pessoa se transforma em estrela ou constelação, considerando que os humanos tem apenas entre 2,5 a 7 milhões de anos na sua evolução. Outra coisa tanto no criacionismo ou evolucionismo a humanidade foi criada depois dos astros do céu. A mitologia é uma linguagem simbólica que representa uma visão de mundo de povos muito antigos, pré-históricos , que devemos considerar , assim como a versão da ciência também merece nossa atenção.

       Portanto considero ambas as versões, acredito que as estrelas sempre estiveram lá no céu antes da humanidade. Numa visão de mundo dos povos nativos realmente pessoas , plantas, animais e objetos se transformam em estrelas, constelações. Acredito que o céu nos tempos míticos estava ainda sendo delimitado pelas culturas. Quando morria uma pessoa nativa muito importante para o povo , o pajé, xamã, sacerdote ou até mesmo um ancião procurava no céu estrela, astro ou constelação que ainda não tinha nome e aí homenageava aquela pessoa importante dando um nome a estrela ou constelação, que nas histórias da tradição oral chamamos foi transformação, as vezes mencionadas como personificação.

       As constelações formam figuras no céu com uma infinidades de possibilidades de denominações, ao longo dos milênios os povos nativos foram dando nomes homenageando seus heróis, vilões culturais, como uma referência a ser seguida pelas novas gerações. Concluindo as pessoas  foram transformadas em forma de nomeações culturais, homenageadas , passando a constituí o panteão celeste. 

       A exemplo nos tempos contemporâneos acontece muito isso, os cientistas importantes são homenageados pelos seus feitos recebendo nomes de plantas, animais, de astros , nomes de leis da física, matemáticas, na biologia. O cientista não criou a nova espécie, ou a lei da gravidade, ele apenas descobriu que existe esses seres e fenômenos na natureza.


Nhenety Kariri-Xocó 

Nenhum comentário: