segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

PINTURA CORPORAL KARIRI-XOCÓ


1) - Como eram as pinturas? As cores utilizadas pelos indígenas proviam da natureza. As matérias primas eram de vegetais como jenipapo e urucum, mas também utilizavam argila branca chamada tauá e a argila amarela. O carvão vegetal dava a cor preta. No jenipapo havia a cor azul escuro, onde o fruto verde era ralado e espremido até obter o líquido para a pintura corporal. A fruta do urucum servia para proteger a pele contra o calor do sol e dar a energia da resistência. O Tauá branco ser podia ser utilizado na pintura corporal quanto na pintura da cerâmica utilitária. Já o Tauá amarelo era somente na pintura cerâmica dos potes de barro.


2) - Como foi passado a importância da pintura? A cultura indígena tem na pintura corporal como um valor simbólico espiritual e social. Através da pintura a pessoa pode ser identificada sua posição social, profissional em processo de iniciação nas tradições. 


3) - Quem lhe ensinou o conhecimento da pintura corporal? O conhecimento da pintura corporal vem dos ensinamentos das velhas gerações para as novas gerações, passadas de pai ou mãe para filho ou filha, também de avô ou avó para neto ou neta.


4) - Como acontecia antigamente  as pinturas das mulheres? E dos homens? E das crianças? As pinturas era a maioria das vezes circulares, ondulares e angulares. As ondulares eram das das crianças, porque representa o fruto de nosso amor nas emoções. As circulares representa as mulheres por significar a força astral da mãe terra, fonte mantenedora da vida. A angular representa os homens por ser a forma pontiaguda da flecha para caçar e defender o povo.



Nhenety KX 

Nenhum comentário: