quarta-feira, 19 de abril de 2023

SUGESTÃO DE NEOLOGISMO: SUFIXO ISMO


 Nos falta um sufixo que denote 'ismos', ou melhor, qualquer tipo de afixo, portanto hoje eu decidi criar uma estrutura para denotar este conceito.


 Eu não queria copiar a estrutura das línguas europeias, então eu decidi imitar os circunfixos que podem ser encontrados por todo o lado nas línguas Kariri, como no Kipeá si-me-te 'palavra' cujo significa literalmente 'ele, a coisa/ocasião/instrumento da fala', seguindo essa lógica eu desenvolvi o circunfixo 3S-X-me, sendo que 3S representa a terceira pessoa do singular que varia dependendo da declinação, X representa o substantivo que vai no meio e -me deriva do verbo ME 'pensar', aqui estão alguns exemplos de uso desse novo circunfixo:


Kp.: i-kritã-mè 'cristianismo', literalmente 'ele, o pensar cristão ou a ideia cristã'


Kp.: i-tunhihò-mè 'religião nativa dos Kariri', lit. 'ele, o pensar da crença indígena'


Kp.: su-caradà-mè, su-carà-mè ou su-cadà-mè 'patriotismo', lit. 'ele, o pensar do amor da terra ou a ideia do amor da terra'


Kp.: si-medjè-mè 'vegetarianismo' lit. 'ele, o pensar do vegetariano ou a ideia do vegetariano'


Kp.: i-nhetçã-mè 'autoritarismo' lit. 'ele, o pensar de autoridade rígida ou ideia de autoridade rígida'



Autor da matéria: Ari Loussant 


Nenhum comentário: