quarta-feira, 14 de junho de 2023

CURA NATIVA


      No mundo xamânico  o pajé é muito importante para a comunidade indígena, porque ele como o chefe religioso. As ervas utilizadas nos trabalhos de cura têm seu poder não somente na substância da planta, mas cada vegetal tem seu dono espiritual. O pajé tem essa relação com esses seres espirituais donos das espécies de plantas, animais, minerais, Serras, rios e todos fenômenos da natureza. 

      Cada planta tem uma propriedade para curar enfermidade, seja gripe, dor, diarréia, febre, enfim todo tipo de doença. Para tirar uma erva da floresta na utilização de de cura, deve-se primeiro pedir permissão ao dono espiritual da planta, nesse caso o poder curativo será potencializado no bem estar do paciente. 

      Numa vivência de pajelança é um encontro de pessoas habilitadas nos trabalhos xamânicos, pode ser para aprendizado para novos neófitos ou até mesmo numa sessão na cura de um doente. Trabalhos xamânicos requer um vínculo de respeito do pajé com os seres da natureza. A relação harmônica com as plantas facilita o processo de cura porque os donos das espécies vão atender o pajé por tratar bem o seu protegido.



Nenhum comentário: